quarta-feira, 20 de junho de 2007

Estudantes do HU debatem a paralisação

Motivados pelo movimento que tomou conta do campus São Cristóvão, estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontoloigia do Hospital Universitário (HU) realizam assembléias esta semana e na próxima.

Com seu principal local de aprendizado enfrentando graves problemas estruturais e a ameaça de vê-lo transformado em fundação estatal de direito privado (perdendo assim seu caráter de hospital-escola), os estudantes do HU dos cursos de Medicina, Odontologia e Enfermagem estão promovendo assembléias para discutir a atual paralisação estudantil que está tomando conta da UFS.

Assembléias
Ontem (19/06), foi a vez do curso de Odontologia debater os problemas do HU e do curso. Hoje à tarde será a vez do curso de Enfermagem e, por fim, sexta-feira reunir-se-ão os estudantes do curso de Medicina. Findos os debates intra-curso, está agendada para a próxima segunda-feira (25/06) uma assembléia com os estudantes dos três cursos, no HU, para socializar as discussões e os encaminhamentos realizados em cada plenária de curso e avaliar a possibilidade de, juntos, os três cursos posicionarem-se sobre a paralisação estudantil.

3 comentários:

Unknown disse...

Estudantes de medicina não irão paralisar as aulas
Houve uma assembléia no HU e não ficou decidido nada, teve 150 poucas assinaturas.Mas a estudantes de medicina só decidem algo com presença de 1/3 dos estudantes para votar(faltou 13 pessoas para haver votação).Eles ,pelo menos, tem um pouco de democracia e representatividade. Perguntei para um amigo de lá, "pq lá o dce não aparece para tirar as carteiras?". Resposta : " Se eles aparecerem para bagunçar aqui irão apanhar, dce não representa a maioria dos estudantes nem no campus São Cristovão, imagine no HU".
Soube q o CAMED( centro acadêmico de medicina) irá fazer uma votação com TODOS estudantes essa semana para decidir algo. BOM EXEMPLO, aprenda DCE!

2 desafios: 1°Façam uma votação com urnas para todos estudantes da ufs( Faça divulgação pela semana e eleição na quinta como faz para eleição do DCE). a maioria irá agradecer.
2° Tentem paralisar as aulas do campus da saúde( empilhando carteiras). Lá tb é UFS, vcs serão tratados a base da DEMOCRACIA XAVISTA pelos estudantes de medicina e pelos paciente( realmente pobres) q necessitam deles.

Quero resposta!
Brigado

Unknown disse...

Estudantes de medicina votam contra a greve!!!

A votação se deu por urna, em três dias e todo aluno tinha que se identificar com documento com foto, além de escrever nome e nº de matrícula no verso da cédula.
O referendo foi divulgado a todos os estudantes de medicina através de cartazes colocados no HU e em postagens nas comunidades das turmas.
Fui à plenária do dia 27 de julho, falei a realidade do nosso HU, que poucos, melhor, nenhum grevista sabe a verdade. Poucos mal sabiam o endereço do HU. A maioria nunca fora lá anteriormente...
Todos se espantaram ao saber que lá no HU o povo nem soube na existência de uma assembléia geral (só soube depois de a paralisação ter sido deflagrada).
Só soubemos da greve dos servidores porque lá nós somos atingidos. Nosso HU só está com 30% de funcionamento, que é o dever social do hospital.
Falei na plenária sobre o motivo de a greve não ser aderida pelos estudantes de medicina.
É vergonhosa a pauta grevista a "favor" da melhora do HU. Não houve uma assembléia com os estudantes da saúde para serem definidas as reivindicações. NADA.
Aliás...eles até dizem que os "homes" querem privatização do HU...isso NÃO existe!!!
Foi feita uma proposta de transformar o HU numa fundação, com parte particular, com parte do SUS...foi o que transformou o INCOR (instituto do coração) na potência que ele é.Referencia internacional.(mas não vem ao caso agora).
É só pra ficar claro que os estudantes da saúde, especialmente os de medicina, não vão ser a favor de uma greve que não tenha benefícios à nossa educação, ao nosso HU....
Isso não eh "umbigocentrismo", egoísmo, ou o que voces pensarem...
É bom senso...
VC nunca votaria em um candidato que não defende suas reivindicações, ne verdade?

E essa é a nossa resposta: menos de 40% dos estudantes de medicina são a favor dessa greve, e por isso, nós não paramos!!!

Todos os CAs e DAs deveriam seguir nosso exemplo e fazer uma votação seria, em urna, com divulgação e c pelo menos 3 dias de duração, pra ver qual a verdadeira opinião de cada um.
Parabéns para nós alunos de Medicina, que mostramos o que é democracia!!!
É a vitória da DEMOCRACIA!!!

127 votos contrários à greve e 81 favoráveis!!! 4 nulos !!!

Esse resultado é um exemplo de que, se a coisa tivesse andado corretamente no Campus de São Cristóvão, estaríamos terminando o período no tempo certo.

Unknown disse...

Bom João...o curso de medicina não foi o único a fazer votação;o curso de odonto foi o primeiro a se reunir logo após a assembléia no campus de são cristóvão e o primeiro a fazer assembléia, na terça-feira da mesma semana que a assembléia de medicina.
Em nenhum momento nós de odonto duvidamos da validade da assembléia na UFS; o estatuto do CALO não prevê deliberações a partir de votação secreta ou porcentagem de presença, acredito que o estatuto do DCE seja assim também.Poderíamos ter colocado em votação aberta na nossa assembléia mas preferimos, por saber da realidade nossa, que se assim fosse abriria espaço para as pessoas que não foram p a assembléia se acharem no direito de furar a greve!!!
Tivemos votação na sexta-feira,o dia inteiro(pela quantidade de alunos só um turno bastaria, mas optamos por facilitar a vida de todos), secreta, com urna!Não estive na assembléia de vcs por estar no processo de votação nosso.
Mais de 60% dos alunos foram a favor da paralisação.
E ngm questionou o resultado.

Sobre tirar carteiras...em Odonto não há essa opção e em nenhum momento houve pressão por parte da frente,uma vez que eles têm consciencia de que HU é diferente;sala de aula, todo mundo sai, o quadro é apagado e a aula continua depois; todo mundo sabe que não dá p mandar o pacinete para casa e terminar o atendimento depois.
A decisão pelas assembléias foi em uma reunião com os CAs da saúde e o DCE. Por sinal, odonto já tinha auditório reservado e avisos espalhados.

DCE não representa maioria dos estudantes, a assembléia é que representa!E uma assembléia foi convocada...lamentável que nem todos os alunos compareceram.

Sobre a presença do DCE na UFS, houve o SEMINÁRIO EM DEFESA DOS HUs...não sei qual foi a participação do curso de medicina na composição do seminário nem em presença física durante o evento...

Agora, é realmente é muito bom saber que para o curso de medicina as coisas andam funcionando perfeitamente.Menos mal né?????Não to falando da votação para a greve, nem sobre a greve, estou falando do curso msm!!!

é um alívio, menos um curso sucateado!!!

Só acho uma pena...o período continuar e eu não poder atender uma paciente("realmente pobre") porque para fazer a cirurgia ela precisaria de exames....que com a greve o HU não estava fazendo.

é porque os servidores pararam independente dos alunos de medicina;e por que??????

Por que o DAA não vai passar as notas, ou declarar ngm formado antes de voltar????

ahhhh queria saber como se faz para aprender medicina sem paciente...talvez com o livro na cabeça né?infelizmente eu tenho que "pegar mão"...

bom também que estruturalmente o curso de medicina não precise de muitas coisas(bom que vcs tenham 2 autoclaves adquiridos recentemente e não tenham que se preocupar se o processo está sendo adequedo, para a sua proteção e a do seu paciente;é bom tb o fato de vcs não serem "neuróticos" com a biossegurança e não se preocupem tanto com a contaminação cruzada)senão....vcs vivenciariam uma UFS bem diferente!!!


E aí talvez vcs obtivessem uns 64% A FAVOR DA PARALISAÇÃO!!!!