sexta-feira, 15 de junho de 2007

Ocupação da Sala dos Conselhos

Dando prosseguimento a mobilização da greve, quinta-feira à tarde, os estudantes reunidos no hall da reitoria decidiram por ocupar a sala dos conselhos. Por que esse espaço? Hoje estariam tomando posse os ténicos-administrativos no CONSU (Conselho Superior Universitário), local que historicamente foi negado à categoria. Uma grande vitória para os técnicos e para toda a universidade, mas precisamos avançar mais!
Por que estariam? Os estudantes ocuparam o espaço e na frente do reitor, vice-reitor, pró-reitores, professores e alunos, o ME deu uma aula de reivindicação e de luta pelos direitos. Exigimos, ao contrário do que estão afirmando em relação à legitimidade, alguma atitude administrativa do reitor no sentido de inibir ou propor aos professores que estão desrespeitando os estudantes, furando a greve e ameaçando alunos. A resposta, mais uma vez foi o descaso, o autoritarismo e a falta de democracia.
O reitor numa atitude nada respeitosa com os estudantes, professores e técnicos presentes retirou-se da sala e suspendeu a reunião do CONSU. Debaixo de vaias saiu cabisbaixo, depois de não querer se desgastar com os professores, mostrando claramente de que lado ele está: do lado dos professores que não estão comprometidos com a universidade e que ameaçam sistematicamente os estudantes.
O ME reagiu! Puxou uma plenária para às 18:30 no RESUN para continuar com as atividades da paralisação. Um calendário de atividades está sendo montado e os estudantes não podem ficar de fora. O movimento não para de crescer e mais uma vez convida os estudantes a se integrarem e contribuir para que essa greve não seja férias e sim conquistas e lutas.
Não vamos baixar a cabeça para os desmandos e atitudes dos professores umbigocentristas e do autoritarismo da reitoria. Estamos preparando a proposta de uma grande assembléia unificada entre professores, técnicos e estudantes para debater todos os pontos e a atual situação da UFS. Vamos à luta!
Chega de falar! Vamos agir!!!


Paralisação Estudantil UFS 2007
Construindo a luta e defendendo a universidade pública!!!
paralisacao2007@yahoo.com.br

2 comentários:

Raquel Brabec disse...

É incrível a capacidade humana de interpretar alguns eventos de forma tão diversa.
Sou uma prova disso, pois encarei a invasão ao conselho de outra forma.
Para mim, o que houve foi um tremendo desrespeito. Vc que escreve este blog um dia será adulto e terá responsabilidades, e independente da atitude que tomar na sua vida vc irá, antes de tudo, exigir respeito.
Mas os grevistas não fizeram isso. Em vez de propor uma conversa civilizada com o reitor vcs apelaram, ofenderam, abusaram.
Em qual mundo vcs vivem? Mamãe não ensinou as regras da boa convivência e interação?
Eu, no lugar do reitor, faria exatamente a mesma coisa. Retiraria-me, como ele fez com dignidade. Gente, ele é a autoridade da universidade. Antes de tudo, é um ser humano. Só por isso merece respeito.
E quanto à legitimidade da greve, o que vc escreve é uma incoerência. Se vcs foram lá pedir para os professores pararem de dar as aulas, isso leva a se acreditar que vcs estavam lá para pedir pela concretização na greve, já que com aula vcs ficam impossibilitados de continua-la (pois haverá marcação de faltas para os grevistas, além da perda do conteúdo ministrado). E fora que não há esse terrorismo dos professores...eles simplesmente dão aula porque parte significativa dos alunos QUEREM aula.
Espero que o que acabei de escrever leve a maiores reflexões...

Raphael disse...

Isso sim é Movimento Estudantil! Parabéns a todos!