Seguindo a decisão da maior Assembléia Estudantil da história da UFS, realizada na última quarta-feira e com a participação de mais de 1800 estudantes, a paralisação das aulas no Campus São Cristóvão já é realidade. Na quinta e sexta não aconteceram aulas, assim como vai acontecer na próxima semana.
A paralisação aconteceu devido a falta de serviços essenciais na UFS como Restaurante Universitário, Biblioteca e Laboratórios, já que os servidores da universidade estão em greve. Assim, os estudantes decidiram o apoio a greve dos servidores, pois a luta dos servidores é uma luta em defesa do serviço público e da universidade pública, gratuita e de qualidade.
Outro ponto fundamental para a paralisação é a lista de reivindicações formulada pelos estudantes, já que a UFS vive um processo de total precarização e sucateamento, implicando diretamente na qualidade dos cursos e no desempenho dos estudantes. Por isso, os estudantes querem abrir um canal de dialogo com a Reitoria para que estas reivindicações sejam concretizadas da melhor forma possível.
Atividades da Paralisação
Com a compreensão de que Paralisação Estudantil é um momento fundamental de mobilização e discussão dos problemas da Universidade várias atividades estão sendo promovidas pelo Comando de Paralisação Estudantil.
Na quinta-feira, cerca de 200 estudantes participaram da reunião do Conselho Superior, instancia máxima da UFS, com o intuito de dialogar com o Reitor Josué para que se comprometesse com as reivindicações. No entanto, de forma autoritária e ditatorial ele se retirou do conselho e encerrou a reunião logo que os estudantes expuseram as reivindicações. Além disso, ele não deu nenhum tipo de sinalização no sentido de se comprometer com a pauta de reivindicações.
Na sexta-feira, pela manhã, aconteceu uma oficina de dinâmicas e integração entre os estudantes. Pela tarde aconteceu no auditório da reitoria a exibição do filme italiano Saló, seguido de debate e logo após houve a Plenária da paralisação.
Neste sábado, foi montado um acampamento na UFS e estão acontecendo uma série de discussões para a organização do movimento e para aprofundar o estudo das nossas reivindicações. O sentimento é de ampliação e fortalecimento da paralisação.
No domingo, será dada continuidade a estas discussões com os seguintes pontos:
Ø Pela manhã, discussão do calendário de atividades para esta semana.
Ø Pela tarde, mais discussão sobre as reivindicações: assistência estudantil, taxas, expansão da universidade, etc.
Na segunda, ja está marcado o Debate no Hall da Reitoria, às 14 horas, intitulado: A UFS QUE QUEREMOS, onde na mesa estarão presentes um estudante, um servidor e um professor.
Na quinta-feira, já está marcada uma passeata pelas ruas de Aracaju.
Texto do João Paulo 'Jopas'
djopas@hotmail.com
Paralisação Estudantil UFS 2007
Construindo a luta e defendendo a universidade pública!!!
Blog: http://paralisacao2007.blogspot.com/
Grupo de discussão sobre a greve: greveufs2007@yahoogrupos.com.br
Contato: paralisacao2007@ yahoo.com. br
Nenhum comentário:
Postar um comentário