O XVI Congresso dos Petroleiros, Plásticos, Químicos e Petroquímicos de Sergipe e Alagoas, reunido em Maceió nos dias 15, 16 e 17 de junho do corrente ano aprovou total apoio e solidariedade à greve dos estudantes e funcionários da universidade federal de Sergipe, por entender que essa greve faz parte da luta de todo o povo trabalhador e da juventude sergipana e brasileira por uma educação pública, gratuita e de qualidade.
Entendemos que essa greve se torna um incômodo apenas para aqueles que compactuam com o processo criminoso de privatização por que passam as universidades brasileiras, em particular a UFS, onde vários cursos pagos estão sendo abertos, alijando assim a maioria oriunda da classe proletária de seu acesso.
Entendemos também que essa greve põe a nu a patética farsa da expansão da UFS que visou muito mais a atender acordos eleitoreiros com prefeitos do interior do que oferecer um ensino de qualidade aos estudantes interioranos.
Quem mais sofre com a insuficiência de recursos materiais e humanos da UFS (que vão desde a falta de funcionários e professores concursados até a falta d´água nos bebedouros dos prédios) são os que vêm dos lares mais pobres.
Cabe ressaltar que para nós essa greve também tem o importante papel de denunciar a rapinagem que a direção da UFS está pondo em curso no hospital universitário ao visar transformá-lo em objeto de parceria com as empresas privadas de saúde.
Nós trabalhadores químicos, petroquímicos, plásticos e petroleiros dos estados de Sergipe e Alagoas bem sabemos o quanto de riquezas e de impostos geramos com o nosso suor e até o nosso sangue, e nos revolta ver a insensibilidade, arrogância, indiferença e servilidade apenas para com os interesses espúrios do capital daqueles cujos salários são pagos pelos impostos gerados pelo nosso trabalho.
Assim conclamamos a todo o povo trabalhador e a juventude sergipana a apoiarem a greve dos estudantes e dos funcionários da UFS, pois a luta deles é a nossa luta ao mesmo tempo. Alertamos que a universidade só será popular e democrática no dia em que estiver sob o controle direto da classe trabalhadora organizada, e é para isso enfim que também lutamos.
Pela vitória dos estudantes e trabalhadores da UFS! Pela vitória dos trabalhadores! Contra a privatização da UFS! Contra a privatização do hospital universitário! Pela imediata realização de concurso público para professores e funcionários! Pelo aumento geral de salários de todos os trabalhadores!
XVI Congresso dos Petroleiros, Plásticos, Químicos e Petroquímicos de Sergipe e Alagoas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário