quarta-feira, 11 de julho de 2007

Nova vitória do movimento estudantil: a paralisação continua!

A assembléia geral de estudantes realizada pela frente de paralisação estudantil é mais um novo fato que certamente vai entrar para a história do movimento estudantil da Universidade Federal de Sergipe. Foram 944 estudantes que se reuniram para avaliar a pauta, os avanços da frente e a necessidade ou não de continuidade da paralisação.

E mais uma vez os estudantes mostraram que a luta em defesa da universidade pública não pode parar. Apesar dos avanços na pauta, os motivos que levaram os estudantes a comparecerem numa das maiores assembléias da história da universidade, a necessidade de manter a paralisação foram a falta de RESUN, BICEN, a consciência da importância de levantar mais alto as bandeiras que são tão caras ao estudantes(ampliação da assistência estudantil, compreendida como direito e não como favor, estrutura necessária para um ensino de qualidade, defesa do público contra o privado, referência social, etc) e a ousadia de reafirmar perante a truculência e o autoritarismo da reitoria da universidade que o movimento estudantil na UFS é de fato autônomo.

Tanto a assembléia da manhã (9 horas) quanto a da noite(18 horas) foram uma aula de democracia, de debate político de alto nível, e demonstraram o momento ímpar que vive a UFS, onde nunca como hoje se discutiu tanto os dilemas que vive a universidade de forma geral em nosso país.

O resultado da votação foi de 661 pessoas favoráveis à continuidade da paralisação, 280 contrárias e 3 abstenções. Com uma ampla maioria mais uma vez se reafirma na universidade um movimento inédito, que não cedeu diante das inúmeras pressões vindas de todos aqueles que tem se colocado, mesmo que de forma camuflada, contra a universidade pública ou o que resta dela.

O movimento estudantil da UFS não vai parar por aqui. A partir de agora, é intensificar a mobilização, construir uma nova jornada de lutas e mostrar para reitoria, governo federal e a toda sociedade que a luta em defesa da educação pública não vai parar, que a universidade que queremos vai ser construída da forma mais democrática possível só vai surgir do calor da luta! E é essa universidade, de fato pública e popular, que os estudantes de Sergipe em paralisação estão construindo hoje!

Vamos à luta! Por uma universidade pública voltada para transformação da realidade!

Um comentário:

Ewa Vieira disse...

ESTIVE PRESENTE NO TURNO DA NOITE DA ASSEMBLEIA. E DE FATO, MAIS UMA VEZ A FRENTE DE PARALISAÇAO CONDUZIU DE MANEIRA A MINIMIZAR TODAS AS EXIXTENTES FORÇAS SIMBOLICAS QUE HA EM QUALQUER ESPAÇO POLITICO. TODOS MAIS UMA VEZ TIVERAM DIREITO A FALA, E MAIS UMA VEZ OS ESTUDANTES VOTARAM A FAVOR DA LUTA, EMBORA ALGUMAS PEQUENAS CABEÇAS ISOLADAS QUERIAM "CONSTRUIR" A LUTA ATRAVES DO MEIO DE "POMBAS BRANCAS SOLTAS PARA O AR"! SO MAIS UM DETALHE, EMBORA SAIBAMOS QUE "DEMOCRACIA" É UMA CATEGORIA EXTREMAMENTE DSIPUTADA PELA HEGEMONIA DO SEU SENTIDO, HA ALGO QUE É COMUM NESTA DISPUTA, O RESPEITO A MAIORIA! POIS BEM, AS MESMAS CABEÇAS ISOLADAS PEDIRAM DEMOCRACIA ONTEM, EXPONDO (COM DIREITO ASSEGURADO PELA ASSEMBLEIA) SUA RESTRITA CONCEPÇAO DE DEMOCRACIA. RESTRINGINDO ATE O PONTO MAIS COMUM DOS DIVERSOS SENTIDOS DE DEMOCRACIA, QUE É JUSTAMENTE O RESPEITO A MAIORIA!!
A LUTA, A PARALISAÇAO, E SOBRETUDO A MOBILIZAÇAO CONTINUA!!
PARABENS ESTUDANTES!!!!!!!!!!!!