quinta-feira, 26 de julho de 2007

Relato do Protesto na vinda do Presidente

Às 9:30h, seguindo a metodologia confirmada na concentração no terminal DIA, os estudantes dirigiram-se para o Centro de Convenções para realizar uma manifestação em repúdio à atitude tomada na manifestação de quarta-feira, quando o governador autorizou a retirada truculenta dos estudantes do auditório do Hotel Parque dos Coqueiros, e à política do atual governo Lula.

Soubemos que, para entrar no CIC, precisávamos de convites que estavam sendo fornecidos perto das filas de entrada. Conseguimos convites para todos os estudantes e nos dispersamos pelas filas para entrar no centro de convenções.

Porém, quando um pequeno grupo conseguiu sem quaisquer complicações entrar no centro, soubemos que vários de nossos colegas foram parados na fila, sendo impossibilitados de entrar, mesmo portando o convite.

Minutos depois, e bem antes do início do evento, por motivos desconhecidos, as portas foram fechadas, impossibilitando a entrada de qualquer pessoa que estivesse na fila:


Instantes depois, a segurança dirigiu-se aos estudantes que se encontravam dentro do centro. Proferiram as seguintes palavras: "Vocês estão convidados a se retirarem do local". Questionados pelo motivo, já que estávamos apenas conversando, responderam: "Vocês sabem muito bem o motivo".

Quando nossos colegas perceberam que fomos expulsos do interior do centro, realizamos em conjunto um jogral expondo para todos os que se encontravam do lado de fora do cento a atitude antidemocrática imposta a nós ontem e hoje novamente:


Logo após, realizamos nossa manifestação na entrada do centro. Proclamando palavras de ordem e expondo faixas e cartazes, expomos à sociedade a realidade da universidade e o porquê de estarmos paralisados:



Consideramos que o ato de hoje foi positivo: o propósito (expor as contradições da Reitoria e do Governo e que não ficaremos apáticos às mesmas) foi conseguido de forma bastante satisfatória.
Vídeos sobre o jogral, as palavras de ordem e a manifestação serão postados em breve.

Nenhum comentário: